Skip to main content

Schneider Electric fortalece consultoria em sustentabilidade no Brasil

Em sintonia com a crescente importância que o conceito ESG vem ganhando no mercado brasileiro, a Schneider Electric está ampliando a oferta de serviços de consultoria em sustentabilidade no País. Trata-se de uma especialidade global da companhia – que, fundada há quase 200 anos na França, é líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia.

wind turbines on a hillPara apoiar outras empresas na jornada ESG, a Schneider Electric investe no fortalecimento da equipe de especialistas da unidade de negócios Sustainability Business no Brasil, responsável pelos serviços de consultoria e software em sustentabilidade, descarbonização e gestão de energia. A projeção é dobrar as operações no País até 2025, com foco nos principais setores da economia brasileira.

Com centenas de clientes corporativos já conquistados, a área contribui para consolidar a Schneider Electric como referência no mercado brasileiro, assim como ocorre em vários outros países. A companhia acaba de ser incluída pela 11ª vez na lista Global 100, da consultoria Corporate Knights que destaca as corporações mais sustentáveis do mundo. Em 2021, o Grupo ficou no primeiro lugar do ranking.

“Com a ampliação da nossa equipe no Brasil, pretendemos ajudar ainda mais clientes a descarbonizar suas operações, contribuindo positivamente para os seus resultados financeiros ao mesmo tempo em que atuam com responsabilidade ambiental”, afirma Mathieu Piccin, Diretor LATAM do Sustainability Business da Schneider Electric.

Demanda crescente

O executivo ressalta que a descarbonização da economia é uma tendência global que vem sendo incentivada tanto pelo setor privado quanto por políticas públicas. No ano passado, o Brasil se comprometeu a mitigar 50% de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 – anúncio feito durante a Conferência do Clima (COP26) das Nações Unidas, em Glasgow, Escócia.

Um recente estudo da SAP, “Sustentabilidade na Agenda de Lideranças da América Latina”, revelou que 69% dos executivos na liderança de médias e grandes empresas no Brasil, Argentina, Colômbia e México já possuem uma estratégia de sustentabilidade. Isso representa um crescimento acima de 20% em relação ao ano passado.

“Essa movimentação no mercado e na economia gera uma demanda crescente por consultoria. Ao contratar esses serviços, as empresas ganham expertise para traçar estratégias e para lidar com as exigências de investidores e consumidores”, ressalta Piccin.

Transição para renováveis

No ano passado, a Schneider Electric deu início ao programa Energize, que visa aumentar o acesso à energia renovável de fornecedores do setor farmacêutico. Desenvolvido em conjunto com a Carnstone, o projeto já beneficiou dez empresas farmacêuticas globais – que, graças ao projeto, estão conseguindo reduzir suas emissões de escopo 3.

Ainda no quesito fontes renováveis, a Schneider Electric possui uma parceria com o Walmart para incentivar a adoção da modalidade entre os fornecedores da rede varejista nos Estados Unidos. Recentemente, a empresa anunciou também uma parceria com a PepsiCo, para acelerar a adoção de energia renovável entre os parceiros da cadeia de valor.

O principal objetivo das companhias parceiras da Schneider Electric é acelerar a transição para energias renováveis por meio de contratos de compra de energia (PPAs) e outras opções de aquisição. “Temos uma das maiores consultorias de energia e sustentabilidade do mundo, com um diferencial importante em relação a muitos outros: não apenas criamos, mas também implementamos estratégias em nome de muitas das principais empresas do mundo”, observa Piccin. “Por isso sabemos o que realmente funciona e podemos conduzir uma implantação mais eficaz e orientada por resultados.”

Precisa de ajuda com a jornada de sustentabilidade de sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe!

Sobre a Schneider Electric

O propósito da Schneider Electric é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade.

Chamamos isso de “Life Is On”.

Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.

Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.

Somos as mais locais das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados com nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento.

www.se.com