Três motivos para ampliar sua estratégia de apresentação de relatórios ao CDP, agora mesmo
Como o prazo de apresentação de relatórios ao CDP de 2023 já venceu, as corporações têm menos de cinco meses para desenvolver e aprimorar seus programas e políticas, com o intuito de avançar ainda mais no âmbito da sustentabilidade e obter uma boa posição, melhorando sua pontuação no CDP em 2024. A fim de preparar sua equipe para o próximo ciclo de relatos, os nossos especialistas destacaram três motivos para você aperfeiçoar agora mesmo sua estratégia de apresentação de relatórios de CDP e três considerações para ajudá-lo a otimizar sua resposta.
O CDP, anteriormente conhecido como o Carbon Disclosure Project, é uma organização global sem fins lucrativos que incentiva empresas, cidades e regiões a medirem e gerenciarem seus impactos ambientais. O envio de relatórios por meio do CDP permite que as organizações demonstrem seu compromisso com a transparência e a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que obtêm uma série de benefícios adicionais, tais como: maior confiança das partes interessadas, captação de investimentos, redução de riscos, estímulo à inovação e redução de custos, demonstração de liderança e melhor reputação.
Então, por que apresentar relatórios para o CDP é uma oportunidade tão importante? Aqui estão três razões pelas quais acreditamos que as empresas devem planejar proativamente, seja para relatarem pela primeira vez ao CDP, seja para tomarem as medidas necessárias para melhorarem sua pontuação nos próximos anos:
1. Regulamentações e mercados em todo o mundo estão se alinhando com o CDP.
- No Brasil, a nota do caderno de Mudança no Clima do CDP é utilizada como critério no processo de seleção à carteira ISE B3, e as empresas que não fizerem o relatório ou que receberem uma nota inferior a “C” não poderão integrar este índice composto de empresas-referência no tema Sustentabilidade.
- Nos EUA, a regra de divulgação climática proposta pela Securities and Exchange Commission (SEC, na sigla em inglês), instituição responsável pela regulamentação dos diversos agentes do mercado financeiro e de capitais do país, é similar à do CDP, pois está alinhada à estrutura TCFD (Task Force on Climate-Related Financial Disclosures). Portanto, as corporações que elaborarem relatórios para o CDP estarão em uma posição favorável em relação à futura decisão da SEC sobre a divulgação climática, assim que a regra final for implementada. Saiba Mais.
- O governo dos Estados Unidos anunciou no final de 2022 que passará a exigir que os serviços contratados no âmbito federal divulguem dados ambientais por meio do CDP e estabeleçam metas de descarbonização baseadas na ciência.
- A Comissão Europeia adotou as Normas de Relato de Sustentabilidade (ESRS, na sigla em inglês) em 31 de julho de 2023. As empresas localizadas dentro e fora da União Europeia terão agora de comunicar o seu impacto na mudança climática, na poluição, na água, nos oceanos e na biodiversidade, incluindo florestas e economia circular. As empresas que divulgam através do CDP já demonstram seu preparo em relação a algumas das informações críticas exigidas pelo ESRS, como governança, riscos e oportunidades, métricas e metas.
2. O plano estratégico de 5 anos do CDP contem mudanças e expansões significativas até 2025, que abrangem novas categorias de divulgação, tais como oceanos, água doce e biodiversidade. Essas alterações incluirão abordagens mais amplas e holísticas na divulgação, análise e melhoria do desempenho ambiental. Embora os detalhes específicos e os prazos ainda não tenham sido anunciados, é aconselhável começar a reunir seus dados desde já, antecipando-se e preparando-se para as futuras mudanças.
3. O CDP atualizou os critérios da lista A, tornando a obtenção de um A mais complexa do que nunca. Por exemplo, por um lado, as empresas agora precisam relatar um plano de transição que esteja alinhado à meta de 1,5°C e disponível publicamente, incluindo a supervisão e a responsabilidade de gestão no âmbito do conselho e, por outro, oferecer um mecanismo de feedback já em vigor ou planos de implementá-lo nos próximos dois anos. Além disso, elas devem relatar uma meta de emissões de curto prazo que tenha sido validada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) ou atenda aos seguintes critérios: o objetivo de englobar toda a empresa; cobrir pelo menos 95% das emissões dos escopos 1 e 2 do ano-base e ter uma meta com prazo de 5 a 10 anos, a partir do ano-base. De 2024 em diante, o CDP também avaliará se existe uma meta viável de zerar emissões líquidas.
O CDP atualiza sua metodologia de pontuação anualmente, tornando necessário que as empresas não apenas permaneçam no nível atual de liderança em sustentabilidade, como também continuem a aumentar seus objetivos e ações para manter tal pontuação.
Se uma empresa optar por não enviar relatórios ao CDP, ela pode receber uma nota "F", o que possivelmente enviará a mensagem errada para os investidores e as demais partes interessadas.
Como uma organização pode levar sua estratégia de apresentação de relatórios de CDP a um nível superior?
Coletar os dados e insights corretos, solicitados pelo questionário do CDP, pode levar muito tempo e exigir muitos recursos. Em vez de lidar com isso internamente, muitas organizações optam por fazer parceria com uma empresa de relatórios de sustentabilidade, para garantir a otimização de sua apresentação e o desenvolvimento de uma abordagem estratégica na gestão de todo o seu programa ESG. No que diz respeito à abordagem ideal para a sua organização, considere estas três etapas importantes:
1. Determine que nível de suporte sua organização precisa na apresentação de relatórios para o CDP.
-
Para as organizações que estão apresentando seu primeiro relato, recomendamos a seleção de um parceiro que possa oferecer um serviço de CDP turnkey. A fim de auxiliar na elaboração de um relatório abrangente, o parceiro terceirizado apoiará a gestão da coleta de informações, para o preenchimento das seções do questionário do CDP que requerem as abordagens no que tange à estratégia, os riscos e as oportunidades climáticas e os dados quantitativos, tais como informações sobre emissões e energia.
No que diz respeito às empresas que já apresentaram relatórios ao CDP anteriormente, um serviço de CDP turnkey também pode ser valioso para garantir que as respostas ao CDP estejam sendo otimizadas, com vistas à pontuação, e que os recursos internos possam se concentrar em outras áreas de desenvolvimento do programa de sustentabilidade.
2. Avalie e selecione um parceiro que tenha demonstrado experiência com o CDP.
-
A elaboração eficaz de um relatório ao CDP requer experiência, por isso recomendamos que você não apenas busque um parceiro que tenha tido ótimos resultados no apoio às apresentações de relatos de outras empresas, como também que tenha gerenciado com excelência sua própria resposta ao CDP. Isso garante um conhecimento prático dos vários desafios oriundos da coleta de dados para um questionário, que engloba uma série de assuntos de sustentabilidade e contribuições de várias partes interessadas na organização.
"A Schneider Electric alavanca as empresas em suas jornadas, desde a divulgação (de relatórios) à liderança ambiental, oferecendo alto know-how na gestão de riscos e na redução de impactos", afirmou Paul Robins, chefe de parcerias do CDP. "É com satisfação que em 2023 daremos continuidade à nossa parceria com um dos provedores de soluções credenciados mais antigos do CDP."
3. Defina as partes interessadas internas adequadas, com as quais você deve interagir.
- Isso inclui a elaboração de relatórios e o estabelecimento de uma abordagem estratégica para o desenvolvimento de apresentações de relatos, bem como a busca constante de melhoria de desempenho no CDP. Envolver as principais partes interessadas no estabelecimento de tal abordagem estratégica ajuda a garantir que as metas de sustentabilidade estejam alinhadas com os objetivos gerais da organização e que o progresso seja revisto e atualizado regularmente. Além disso, o envolvimento de todas as partes interessadas necessárias no processo de elaboração de relato promove transparência e confiança, tanto interna quanto externamente.
Este artigo foi compilado pelos nossos especialistas em relatórios de sustentabilidade do Sustainability Business da Schneider Electric, um Provedor Credenciado Gold CDP global. Se você está pronto para se conectar com um de nossos especialistas, registre-se aqui.